10/08/2010
Aposte na pimenta para combater pressão alta
 

O tratamento de hipertensos pode ganhar uma aliada: a pimenta. Segundo uma pesquisa da Universidade Médica da Terceira Região Militar, em Chongqing, na China, o composto responsável por seu sabor picante, capsaicina, abaixa a pressão.

O estudo avaliou o efeito da iguaria em ratos que apresentavam o problema. A equipe constatou que o benefício ocorre devido à ativação crônica de um canal encontrado no revestimento dos vasos. Isso leva a um aumento na produção de óxido nítrico, molécula gasosa conhecida por proteger contra a inflamação e a disfunção dos vasos sanguíneos.

O trabalho não é o primeiro a analisar a ligação entre capsaicina e pressão. No entanto, os anteriores baseavam-se em exposição aguda ou em curto prazo à substância, e obtiveram resultados conflitantes, de acordo com o site Science Daily. O cientista Zhiming Zhu disse que a sua pesquisa é a primeira a examinar as consequências em um período mais longo.

As descobertas ainda devem ser confirmadas em seres humanos. Zhu lembrou que já há alguns indícios positivos. Por exemplo, a prevalência de hipertensão é maior de 20% no nordeste da China, enquanto no sudoeste, que privilegia alimentos picantes, é de 10% a 14%. De qualquer forma, ainda não se sabe a quantidade diária de pimenta para afastar a doença.


 

Especial para Terra
 

Mais notícias


Faça o download da nossa listagem de preços:
CNPJ: Senha:
 
31/12/2020
Reino Unido é o primeiro país a aprovar vacina de Oxford contra a Covid-19
 
31/12/2020
Mudança na autorização de uso emergencial de vacinas da Anvisa
 
31/12/2020
O que há de novo sobre vitamina D?
MAIS NOTÍCIAS + 
Rua Pernambuco, 1443 - Cascavel/PR
Telefone: (45) 3226 0351
© Copyright Dimecal Júnior Todos os direitos reservados.