07/06/2010
Pesquisa aponta que propagandas de bebidas alcoólicas ainda violam regras do CONAR
 

Quatro anos após a primeira análise do controle ético e auto-regulamentação na televisão, estudo aponta que as regras de publicidade e propaganda de cerveja das marcas mais populares entre jovens continuam a violar um número significativo de regras do Conar (Conselho Nacional de auto-regulamentação Publicitária), de acordo com uma pesquisa realizada pela Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (Uniad) da UNIFESP.

Das cinco propagandas de cerveja das marcas mais populares entre a população vulnerável às mensagens publicitárias – crianças e adolescentes –, que foram veiculadas no verão de 2009/2010, todas desrespeitaram as regras do código brasileiro de auto-regulamentação publicitária. Das 16 regras incluídas no estudo, 11 foram violadas segundo avaliação de 31 especialistas em temas relacionados com crianças e adolescentes nas áreas de saúde, ensino e direito e 110 estudantes secundaristas de duas escolas públicas no Estado de São Paulo.

De acordo com a psiquiatra e pesquisadora da Uniad, Ilana Pinsky, os resultados da nova avaliação mostram que nada foi feito desde a divulgação do primeiro estudo, realizado há quatro anos, mostrando o problema de “quebra de regras”. “Essas violações sistemáticas sugerem a ineficácia deste tipo de controle, já que não impede propagandas direcionadas à criança e adolescentes, tão pouco, que incentivam o consumo abusivo e irresponsável do álcool”, afirma.

Ilana também explica que o estudo mostrou que a metodologia desenvolvida na UNIFESP para a avaliação das regras do Conar é confiável, quando utilizada por públicos diversos, podendo ser utilizada para a criação de um monitoramento independente das propagandas alcoólicas na televisão brasileira.

Fonte: Unifesp

 

Mais notícias


Faça o download da nossa listagem de preços:
CNPJ: Senha:
 
16/06/2020
Governo alemão compra 23% da CureVac, que pesquisa vacina contra o novo vírus
 
16/06/2020
Ministério orienta cloroquina em crianças e gestantes com covid-19
 
16/06/2020
Coronavírus: tudo o que você precisa saber sobre a nova pandemia
MAIS NOTÍCIAS + 
Rua Pernambuco, 1443 - Cascavel/PR
Telefone: (45) 3226 0351
© Copyright Dimecal Júnior Todos os direitos reservados.